Trekking em Argentina e Chile

Argentinian Explorer lhe oferece trekking pela Patagônia e Noroeste, de Argentina e Chile. Clasificamos os trekking em: Trekking Patagônia e Trekking Noroeste. Os trekking combinados são caminhadas muito completas que abarcam ambas regioes dos 2 paises, tanto Argentina como Chile, da Patagônia Austral até o Noroeste. Na Patagônia Austral realiza-se trekking pelo Calafate e Chaltén no Parque Nacional Los Glaciares e em Ushuaia no Parque Nacional Tierra del Fuego e perto a Puerto Natales, Chile, no Parque Nacional Torres del Paine. No Noroeste efetúa-se trekking pela Quebrada de Humahuaca, na Puna e no Deserto de Atacama.

Trekking em Patagônia & Noroeste

Em relaçao à dificuldade realizaramos 3 clasificaçoes: nivel intenso, trata-se de caminhadas onde as pessoas tem que estar bem treinadas e ter alguma experiência em trekking, nivel intermédio, aconselha-se ter um bom estado físico, mas não é precisso previa experiência e nivel suave, apto para qualquer pessoa disposta a caminhar à bom ritmo. Os trekking pela Patagônia se desenvolvem em 5 Parques Nacionáis:

  1. Parque Nacionáis Los Glaciares (Calafate e Chaltén)
  2. Parque Nacionáis Torres del Paine (Paine, Chile)
  3. Parque Nacionáis Tierra del Fuego (Ushuaia)
  4. Parque Nacionáis Nahuel Huapi (Bariloche)
  5. Parque Nacionáis Lanin (San Martín de los Andes e Junín de los Andes)

Programas de trekking até a Patagônia:

  1. Patagônia Trekking Full (Trekking Moderado)
  2. Patagônia Trekking Aventura Full (Trekking Intenso)
  3. Geleiras e Torres del Paine Trekking (Trekking Fácil)
  4. Torres del Paine & Tierra del Fuego Trekking (Trekking Fácil)
  5. Geleira Perito Moreno & Cerro Fitz Roy Trekking (Trekking Fácil)
  6. Trekking Torres del Paine (Trekking Fácil)
  7. O “W” do Torres del Paine (Trekking Intenso)
  8. Gelos Continentais Patagônicos (Trekking Intenso)

Os trekking penetram da Patagônia Austral (Ushuaia, Paine, Calafate e Chaltén) até a Patagônia Norte (Bariloche, San Martín de los Andes e Junín de los Andes). De todos estos itinerários o mais solhicitado é o Patagônia Trekking Full, já que é de dificuldade intermédia à suave e pode fazé-lo qualquer pessoa com bom estado físico e que goste muito das caminhadas.

A vantagem que tem este programa é que percorre os 3 parques da Patagònia Austral. O Patagônia Trekking Full é um programa mais intenso, mesmo que não é precisso conhecimento prévio, pero o trekking leva um ritmo de 7 horas de caminhada diária com paradas intermédias, também percorre os 3 parques. No caso dos Gelos Continentáis e a Rota das Geleiras, já tem nivel de expediçao, onde a atividade é intensa.

Outro programa intenso é o Fitz Roy Trekking e a W de las Torres del Paine. Para aquelos que preferem caminhadas menos exigentes e sem tantas horas de percorrido diário aconselhamos Patagônia Discovery, Patagônia Explorer, Geleira Perito Moreno e Fitz Roy Trekking, inclusive o mesmo Patagônia Trekking Full, já que não exige grandes sacrifícios, e é accesível para toda pessoa.

Trekking Noroeste

Os trekking pelo Noroeste, desenvolvem-se na Quebrada de Humahuaca, em Jujuy e em San Pedro de Atacama, Chile. No Norte argentino se percorrem os povos mais antigos de Salta e Jujuy, encontrando culturas indígenas como incas o kollas. Em Salta, destaca-se a regiao dos vinhedos, Cafayate e em Jujuy sua Quebrada junto aos povos prehispánicos como Tilcara, Uquía, Iruya ou Purmamarca, conhecido pelo Cerro de los Siete Colores. Além de Humahuaca, ressalta na Puna, as Salinas Grandes.

Também vale a pena e por quelo faremos trekking à área selvática das yungas. No norte de Chile, fazemos pé em San Pedro de Atacama, para dirigir-nos ao Deserto de Atacama, dali, que é uma das regioes mais áridas do mundo, rodeiado de lagunas, como é o caso das Lagunas Altiplánicas de Miscanti ou Miñiques e apreciar o vôo dos condores ou o colorido dos flamengos que habitam as lagunas. Apreciamos também os salares e os incríveis geysers com seus grandes colunas de vapor.

Recomendamos o trekking Salta, Uyuni & Atacama porque nao somente abarca Argentina e Chile, senao que brinda-nos uma visao completa do Altiplano, a Quebrada e os Salares, porque chega até Bolívia para caminhar pelo Salar de Uyuni. Estos trekking não somente deixam lembranças de paisagens únicos, senao que aproxima-nos à forma de vida milenárias, quando fazemos as veredas que cruzaram primeiro os Kollas e, logo os Incas, surpreendo-nos com os terraços de cultivo que encontramos nos vales elevados e o pastoreo de animáis na área das quebradas. A calidez da sua gente é gratificante nestos caminhos onde paramos no passado de nossos antepassados.