A Patagônia é a zona mais austral do continente americano e geograficamente é dividida pela Cordilheira dos Andes, em sua grande maioria na Argentina. Turisticamente falando a Patagônia é visitada pelos seus grandes atrativos como o Glaciar Perito Moreno, a Baleia Franca Austral, o Caminho dos Sete Lagos, os caminhos de trekking do Cerro Fitz Roy, os seus incríveis rios e lagos, para fazer pescaria com mosca, os seus centros invernais de esqui como o Cerro Chapelco e sobre todo pelas diferentes navegações que percorrem os lugares mais lindos da Patagônia Austral.
Cruzeiros pela Patagônia Austral, navegando pelos fiordes, estreitos e canais...
Os cruzeiros da Patagônia têm diferentes rotas de navegação, aqueles que navegam pelos fiordes da Patagônia em direção aos campos de gelo continentais, as que se dirigem aos fiordes e canais da patagônia e finalmente aqueles que fazem as águas frias do Estreito de Magalhães e Canal de Beagle passando pelo Cabo de Hornos, Skorpios e Australis fazem estas rotas. Skorpios navega pelos fiordes e canais da Patagônia Austral, seus programas são de poucos dias e oferece dois itinerários, a Rota Chonos que faz os campos de gelo continental norte e a rota Kaweskar que faz os campos de gelo continental sul. Os cruzeiros Australis navegam pelo Estreito de Magalhães e o Canal de Beagle, tendo também duas cartas de navegação, a primeira desde Punta Arenas para Ushuaia e a outra no outro sentido.
Cruzeiros de expedição para a Patagônia
Os cruzeiros para a Patagônia têm como destino principal o Canal de Beagle, Estreito de Magalhães e Cabo de Hornos, e os Campos de Gelo Continentais Norte e Sul.
- Canal de Beagle, Estreito de Magalhães & Cabo de Hornos
- Campos de Gelo Continentais Norte (de Porto Montt a Puerto Montt)
- Campos de Gelo Continentais Sul (de Porto Natales a Puerto Natales)
Canal de Beagle, Estreito de Magalhães & Cabo de Hornos
O Canal de Beagle também conhecido como o canal dos índios yámanas, é um passo marítimo que se encontra sobre a costa sul da Ilha Grande de Tierra Del Fuego a 200 milhas marinas, desde o Canal Cockburn até o Cabo San Pío. O cruzeiro faz a navegação pela zona noroeste do canal do Parque Nacional Alberto de Agostini. Estas costas até princípios do século XX foram habitadas pelas etnias yámanas e Kaweskar.
O Estreito de Magalhães no mesmo caso do Canal de Beagle é um estreito marítimo que faz a união dos Oceanos Pacifico e Atlântico, os seus limites são Punta Dungeness no norte e Cabo Del Espírito no sul, se encontrando a 32 km de distancia (uma 16+ milhas náuticas), embora que o seu longo é de 300 milhas marinas.
O Cabo de Hornos é considerado o ponto mais austral de América indo muito perto do limite norte do Paso Drake que divide o continente americano do continente antártico e, além disso, também faz a união dos Oceanos Pacifico e Atlântico. O seu nome é pela ilha que se encontra no cabo, sendo a Ilha de Hornos. Apesar de ter águas com muito movimento ao redor do cabo foi à rota comercial e de embarcações a vela durante muito tempo. Deixou de ser transito comercial quando se abre o Canal de Panamá. O vento muito forte e as águas perigosas fazem desta zona um dos maiores desafios náuticos a nível mundial.
Os itinerários mais austrais são os cruzeiros de expedição Australis que entre os meses de Setembro para Abril saem desde o porto de Ushuaia (Argentina) ou Punta Arenas (Chile) para navegar pelo noroeste do Canal de Beagle e o Estreito de Magalhães para chegar para o perigoso passo marítimo no Cabo de Hornos. Na viagem patagônica se fazem muitas excursões interessantes como a baixada do navio no Glaciar Aguila, navegar em zodiac pelas proximidades dos Glaciares Piloto e Nena e pela Avenida de los Glaciares, fazer trekking pela floresta úmida no Fiorde Garibaldi subindo pela floresta de coníferas até a base da cachoeira do glaciar. Também teremos a oportunidade de fazer a observação de pingüins de Magalhães e cormoranes nos Ilhotes Tuckers ou faremos caminhadas pelo mirante da Baia Wulaia atravessando a floresta de Magalhães cheio de lengas, coihues, canelos e helechos.
Campos de Gelo Continental Norte... até o Glaciar San Rafael
Outra opção de cruzeiro pela Patagônia é navegar pelos Campos de Gelos Continentais. Se escolhermos visitar o Campo de Gelo Continental Norte é necessário fazer a Rota Chonos, navegando desde Puerto Montt (Chile) em direção ao Glaciar San Rafael, deixando no caminho os arquipélagos Llanquihue, Chiloé y Aysén, as termas de Quitralcó, a aldeã de pescadores de Puerto Aguirre e as cidades austrais como Castro na Ilha Chiloé. Esta navegação começa e termina em Puerto Montt e se percorrem 800 milhas de navegação.
Rota de Navegação aos Gelos Continentais Norte: desde Puerto Montt
Partem os dias sábados da terminal em Puerto Montt. O primeiro dia se navega a traves do arquipélago de Llanquihue, olhando a cidade de Calbuco, Golfo de Ancud e vamos fazer o cruzamento pelo Golfo Corcovado na noite. Os domingos vão fazer a navegação pelos canais Moraleda e Ferronave, chegando até a aldeã de pescadores de Puerto Aguirre. Continuarão o dia pelos canais Pilcomayo e Costa. Depois da caída do sol, vamos para Punta Leopardos para estar perto do Glaciar San Rafael.
As segundas-feiras vão ir para o Glaciar San Rafael e Canal Témpanos. Deixarão a zona na hora da tarde até o Fiorde Quitralco. A terça-feira, nós vamos descer em Quitralco para ir para as termas. Na tarde, nós vamos ir para Chiloé. A quarta-feira, nós navegaremos pelo Canal Leucayec (Arquipélago dos Chonos) até o cruzamento do Golfo Corcovado. Neste sitio é possível fazer a observação de baleias azuis. Desta maneira, vão chegar a Castro antes passando pelo Canal Yal. Vão conhecer a cidade de ilha de Castro. À noite vão começar a navegação para voltar para Puerto Montt pelos Canais Lemuy, Dalcahue e Quivaví. A quinta-feira vai fazer a descida na terminal de Skorpios para finalizar o cruzeiro pela Patagônia.
Campos de Gelo Continental Sul... até a região das geleiras
Também se pode fazer o caminho sul, conhecido como Campo de Gelo Continental Sul que parte e volta à Puerto Natales na Patagônia Austral Chilena, esta rota se chama Kaweskar. Faz-se a navegação pelos canais e fiordes de Magalhães e se faz a descida pelas Geleiras Amalia, El Brujo, Bernal, Herman e Alsina, além de caminhar pelo Fiorde Calvo. Esta rota visita a maior quantidade de geleiras de toda a região, são 15 geleiras em total que se conhecem durante as 380 milhas de navegação que se cobrem neste percurso austral.
Rota de navegação pelos Gelos Continentais Sul... desde Puerto Natales
Parte as terças-feiras e as sextas-feiras da terminal de Puerto Natales. O primeiro dia começa navegando pelos canais patagônicos Angostura kirke, Morla, Vicuña, Unión, Collingwood e Sarmiento. Os segundos dias vão chegar ao Glaciar Amalia, nas primeiras horas da manhã fazemos a descida numa praia com o objetivo de fazer uma caminhada que irá o ponto panorâmico com uma muito boa vista do Glaciar Amalia. As meias manhãs vão continuar em direção ao Glaciar Brujo, chegando depois do meio-dia, dependendo as condições do clima se poderá fazer a descida e olhar esta obra da natureza.
O segundo dia é muito intenso e a tarde nós vamos ir até o Fiorde Calvo, onde faremos um descanso para pegar o navio Capitão Constantino que vai levar-nos até os estreitos gelos, conhecendo as Geleiras Fernando, Capitão Constantino e Alipio. Já de noite vamos ir para o nosso próximo destino: o Fiorde das Montanhas.
O terço dia nós vamos visitar este Fiorde olhando a presença de quatro das geleiras de montanha que caem desde a Cordilheira Sarmiento. Descobrimos o Glaciar Alsina explorando a zona em gomões que acercam até a baia. Continuamos a nossa rota de navegação neste interessante cruzeiro pela Patagônia até o Glaciar Bernal, onde descemos para caminhar pela floresta de coníferas cujo caminho leva-nos até uma lagoa de geleira para aproximar-nos o mais possível até a geleira. O terço dia, nós vamos continuar investigando o Fiorde das Montanhas, olhando as geleiras Herman e Zamudio. Vamos aproximar até a Antgostura White onde vamos descer novamente para navegar em zodiac e navegar entre as ilhas para olhar a fauna e a flora do lugar. À noite, nós vamos despedir jantando com o capitão enquanto navegamos pelo Golfo Almirante Montt. No quarto dia vamos fazer a descida na terminal de Puerto Natales...