A Antártida terra mágica e gelada a uma distancia de 1.000 km da Ilha Grande de Tierra del Fuego tem despertado grande interesse por turistas de todo o mundo. A sua fauna, as suas paisagens virgens, as surpreendentes auroras austrais transformá-lo num dos lugares mais misteriosos e bonitos da terra.
Começando o cruzeiro desde o Porto de Ushuaia...
A grande quantidade de cruzeiros que vão para a Antártida sai desde o Porto de Ushuaia, embora alguns começam desde Punta Arenas, Sudafrica, Austrália ou Nova Zelândia. Sair desde Ushuaia permite ganhar um dia de navegação em comparação com outros portos, como por exemplo, Punta Arenas, já que o porto de Ushuaia é o mais perto ao continente branco, tendo uma latitude de 54º 56´S. O porto de Punta Arenas fica uma latitude de 53º 10´S, com um dia mais de navegação. À Ushuaia você poderá chegar em avião desde Buenos Aires, atingindo viajar anualmente mais de 50.000 em 250 cruzeiros antárticos.
Diferentes cruzeiros para a Antártida
As imagens da Antártida sempre foram à debilidade do homem desde sempre, desde os antigos gregos que consideravam ao território branco balanceando as terras do norte até a atualidade onde as ofertas de visitar o lugar distante e místico são muitas.
Existem muitas opções de viagens para a Antártida, o itinerário clássico é o mais tradicional, sendo o seu mapa de navegação a Península Antártida e as Ilhas Shetland do Sul. Além disso, alguns destes programas adicionam-se em casos turismo aventura, como pode ser camping, kayak, diving (mergulho), cursos de fotografia ou raquetes de neve. Outras viagens mais longes percorrem também as Ilhas Sub Antárticas, como as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul, Orcadas e Sandwich do Sul. Alguns cruzeiros permetem chegar ao Circulo Polar e os mais difíceis dão a volta na Antártida chegando às terras de Nova Zelândia. As maiorias destes programas são por terra e começam desde o Porto de Ushuaia, na Ilha Grande de Tierra Del Fuego. Além, existem itinerários de avião para o continente branco, saindo desde Punta Arenas a grande maioria e outros desde Ushuaia.
Classificação de viagens para a Antártida:
- Antártida Clássica
- Antártida Clássica com turismo aventura
- Aero-cruzeiro
- Antártida e Ilhas Sub Antárticas
- Circulo Polar Antártico
- Semi circunvalação
- Exclusivos (vip)
Cruceiros Antártida Clássica
O cruzeiro mais procurado é o cruzeiro de expedição M/V Ushuaia que saí desde Ushuaia. Outros programas chegam desde Península Antártida para Natal ou fim de ano, que é o caso do M/V Polar Pioneer. O M/V Plancius faz uma viagem para olhar as baleias jorobadas, minke e franca austral na Baia Guillermina. Também há datas para cruzeiros tradicionais a bordo do M/V Ocean Diamond e M/V Ocean Endeavour.
Cruceiros Antártida Clássica com turismo aventura...
O M/V Plancius e M/V Ortelius adicionam turismo aventura ao cruzeiro tradicional, tais como camping, kayak, raquetas de neve, montanhismo ou cursos de fotografia, inclusive em algumas datas especiais há viagens nestes cruzeiros que permitem fazer mergulho na Antártida. Os cruzeiros com acampamento base têm a vantagem que a grande maioria das atividades de aventura é totalmente gratuita, menos mergulho, embora que esta atividade esportiva não se faz em todas as saídas de viagens de aventura para a Antártida. Em alguns programas clássicos há camping e kayak mais tem que ser pago aparte. Em algumas temporadas se pode fazer trekking com esquies, mas não todos os anos se faz este esporte.
Aero-cruzeiro
Este é um cruzeiro diferente aos outros cruzeiros de expedição já que combina cruzeiro com avião. Pode começar a viagem de avião e voltar de barco ou começar de barco e voltar de avião. O objetivo destas rotas é evitar os dias que são necessários para fazer o cruzamento do Estreito de Drake ou Mar de Drake, sendo geralmente esta zona atravessada de noite quando as pessoas dormem para evitar tontura ou dor de cabeça, já que é uma área com muito movimento, embora que não sucede sempre.
Os aero-cruzeiros antárticos podem sair desde Ushuaia ou desde Punta Arenas, embora que a maioria das saídas é desde Chile. Os cruzeiros que se combinam com avião são o M/V Ocean Nova, o MV Sea Explorer ou o Sea Adventurer. Um dos aviões é o BAE-146 fabricado em Reino Unido pela British Aerospace, contando a seu favor uma ala subida e a facilidade de descer em pistas curtas. Têm quatro turborreactores Honeywell modelo ALF 502R-5 com uma velocidade de 750 km/h a uma altura máxima de 9.000 metros e com uma capacidade de 60 pessoas.
Antártica e Ilhas Sub Antárticas
Estas viagens para a Antártida são mais completas que os cruzeiros com percursos tradicionais que chegam somente à Península Antártica e descem somente nas Ilhas Shetland do Sul. Estes programas são melhores porque descem nas Ilhas Malvinas, Orcadas do Sul, Sandwich do Sul e Georgias do Sul. Incluso em alguma das viagens dos cruzeiros M/V Plancius ou no M/V Ortelius se pode fazer mergulho nestas ilhas. Há cruzeiros que vão diretamente para as Ilhas Georgias do Sul com um objetivo principal: Esquiar ou fazer caminhadas com esquies são viagens muito exclusivas e muito recomendáveis para os amantes do esqui, procurando fazer o mesmo logro que conseguiu Ernest Shackleton.
Circulo Polar Antártico
As viagens para o Circulo Polar Antártico em geral são oferecidas pelo M/V Polar Pioneer que têm muitas opções de saída, embora também pelo M/V Ushuaia, M/V Plancius, entre outros. Este caminho de navegação tem uma duração de 11 a 14 dias, depende das condições climáticas no momento da viagem. Qual é a diferença com o Circulo Polar Antártico? Tem mínimo um dia ao ano o sol no horizonte e outro dia embaixo o horizonte. Em outras palavras há um dia sem noite e outro dia sem sol, sento o dia todo de noite. O motivo de estes dois dias onde todo o dia é com sol y todo o dia é de noite é o eixo de rotação da terra que fica inclinado ao plano da orbita terrestre ao redor do sol.
Viagens exclusivas para a Antártida (VIP)
Este itinerário vip para a Antártida como, por exemplo, o tradicional programa em procura do Pingüim Imperador no Mar de Wedell que inclui vôo em helicóptero. Outro cruzeiro que todos os anos são oferecidos é Odisea Atlântica que percorre a Antártida e as Ilhas do Atlântico Sul sobre as costas de África até Cabo Verde, passando pela Ilha Georgia no continente branco, para logo avançar águas até Tristán da Cunha, St. Helena, Ascensión e Cabo Verde. Outra aventura vip é Antártida Épica que percorre as Ilhas Malvinas até as Ilhas Georgias do Sul até alcançar o seu ponto extremo no Circulo Polar. Alguns anos se oferecem a viagem viagens de semi circunvalação Antártida que finaliza em terras de Nova Zelândia.
Quando viajar para a Antártida?
Durante o verão há muita atividade de vida silvestre no continente branco. Sobre as costas há muitas colônias de aves e mamíferos escolhem o seu habitat natural antártico. A temporada começa em novembro e termina em março, sendo janeiro e fevereiro são as melhores datas para viajar para a Antártida.
Durante a primavera até o começo do verão...
Deixando o inverno escuro e começando a primavera com a chegada do sol que permite o crescimento do fitoplancton na região toda. Este é o alimento do zooplancton, onde é incluso ao Krill. Este é o alimento de peixes, lula, aves, focas, lobos e baleias.
Começa o verão...
Janeiro e fevereiro são os meses mais cálidos da Antártida, a vida silvestre encontra o seu maior nível de atividade. São os meses ideais para visitar o pólo sul.
O verão deixa o lugar para o outono...
Novamente começa cedo a obscuridade da noite quando o sol se esconde no horizonte austral. A temperatura ainda não tinha baixado para zero mais já se apresenta as noites geladas. Podem-se olhar as primeiras capas de gelo sobre a superfície do mar. Ainda a neve não cobre as áreas podendo fazer trekking nos caminhos das Ilhas Shetland do Sul.
A obscuridade da noite começa, quando o sol se esconde mais lá do horizonte austral. As temperaturas ainda são sobre zero embora não se possa experimentar um pouco do inverno antártico com suas noites geladas, podendo olhar belas figuras com capas de gelo sobre a superfície do mar. A coberta de neve é mínima, permitindo fáceis y longas caminhadas na Ilha Shetland do Sul.
Nota importante: A primavera e o verão aparecem primeiro nas Ilhas Malvinas e nas Ilhas Georgias do Sul, a diferença da Península Antártica e Ilhas Shetland do Sul, lugar onde as estações começam mais tarde. Esta é a explicação da maior reprodução de aves e mamíferos marinhos, sobre todo em Georgias que é o habitat de aves com ciclos de reprodução maiores aos 12 meses...
Escolher cruzeiros de expedição e não cruzeiros de luxo...
Viajar para a Antártida é uma viagem distinta, não somente pelo apaixonante que é o Pólo Sul senão também pela flora e fauna da Antártida. Opções de cruzeiros para a Antártida há muitas, mas o melhor conselho para pegar a decisão de viajar para o Continente Branco é fazer esta viagem e não num cruzeiro de luxo que pega somente a Antártida dentro de muitos itinerários que fazem a promoção outras agências.
Nós consideramos a Antártida um lugar realmente muito apaixonante com muito para ensinar, é por isso que somente oferecemos viagens para a Península Antártica, ao Círculo Polar Antártico e Semi Circunnavegação para a Antártida. Depois de escolher estes cruzeiros, temos que ter em conta o idioma que nós falamos já que não todas as viagens são espanhol-inglês, a maioria dos cruzeiros é de fala espanhol-inglês, mas em alguns casos é somente de fala inglês. Este requisito é fundamental ao momento de saber as conversas técnicas – cientificas que são feitas no cruzeiro para a Antártida, como por exemplo, as conversas de flora e fauna.
O cruzeiro mais procurado pelos clientes é o M/V Ushuaia que oferece uma carta de rota clássica das viagens para a Antártida, com destino final a Península Antártica. Este é um cruzeiro de expedição espanhol-inglês com atendimento muito profissional em todos os aspectos, desde os técnicos, biólogos até a cocinha, onde a amabilidade no serviço é o seu ponto mais destacado.